11 4544-1333 | 11 4544-1614
mega_brasil@wmegabrasil.com.br

PRODUTOS

LINHA DE MASSA LONGA

  • AUTOMAÇÃO

    A linha oferece uma ampla flexibilidade na aplicação dos diagramas de secagem. As máquinas são projetadas para responder a tecnologia de secagem descritas no modelo matemático (ver PRESCON Universidade de Napoli) construído sobre base das equações científicas que levam em consideração: difusão da matéria, condutibilidade térmica, modulo elástico, calor específico, além de outras características estruturais. A massa vem sobrepostas alternadamente em fases de intensa secagem a altíssima temperatura, seguidas de outras fases de estabilização, até uma reidratação superficial. Na estabilização "a vapor" o produto fica num estado plástico e poroso que favorece a migração das moléculas d´água através da estrutura da massa reduzindo os tempos do processo. A flexibilidade dos diagramas de secagem consente entre outros o controle da reação de Maillard.

  • ESTERILIZAÇÃO

    Com aplicação das elevadas temperaturas e umidades ambientais no fim das primeiras fases do processo de secagem se obtém uma esterilização total, com o extermínio dos stalifococos, salmonela seftenberg, enterocochi, micrococchi, lattobacili, e a parcial eliminação dos corineiformi e difteroidi, espécie não muito difundida. O alcance de temperaturas acima de 85ºC final desde o início permite a eliminação dos stafilococos, impedindo a formação de enterotoxins, extremamente perigosos para o organismo humano, os quais, uma vez desenvolvidos, não podem ser destruídos mesmo as mais extremas condições de secagem. Na imagem abaixo está evidenciada a distribuição das moléculas de água no interior da massa nas fases alternadas entre secagem e estabilização.

  • NOSSA TECNOLOGIA

    Conjunto automático para produção de massa tipo longa, modelo Ecological Intelligent System, podendo ser composto de: Quadro Elétrico de Comando Geral, Prensa Automática Contínua, Estendedora, Encartamento, Túnel de Secagem, Refrigerador, Acúmulo, Serra Desfiadeira, Transportador Gira-Pasta, Transportador Automático Alimentador da Empacotadeira, Empacotadeira. Produção podendo variar de 1.000kg/h A 6.000kg/h. Potência instalada total na máquina = 600Kw 800Cv Largura = 6,20m Altura = 10,00m Comprimento = 83,00m Peso do equipamento = 201,00tons Estes valores que podem variar de acordo com a capacidade de produção. A máquina é modular com redução de componentes da base por isso abaixo da máquina é facilmente acessível e livre de obstruções. O E.I.S. (Ecological Intelligent System), uma evolução do T.A.S.(Thermo Active System), é o resultado das experiências feitas pelo centro de pesquisas da Pavan. Atua sobre bases científicas do tradicional método de secagem italiano, onde o produto vinha exposto de maneira empírica em fases alternadas de secagem e estabilização. Este método é agora experimentalmente confirmado, e o fenômeno que se obtém foi completamente entendido. No secador, o produto passa através fases alternadas de secagem e estabilização ativa e rigorosamente controlado por condições termo-higrométricas. Os tratamentos térmicos podem ser interrompidos ou prolongados de acordo com a escolha. Isto permite uma maior variedade de formatos do produto e uma redução dos tempos do processo.



    VANTAGENS

    Melhor obtenção de cozimento
    Melhor cor da massa
    Maior numero de formatos possíveis
    Melhor rendimento energético
    Redução dos tempos de processo
    Maior facilidade de controle e manutenção do maquinário
    Maior duração do maquinário
    Menor espaço requerido

    Produto devidamente cadastrado no FINAME sob o nº 1098519.

  • QUADRO ELÉTRICO DE COMANDO GERAL

    É responsável pelo acionamento dos motores e proteção de circuitos elétricos, executando os comandos elétricos necessários através de sistema automatizado P.L.C..

  • PRENSA AUTOMÁTICA CONTÍNUA

    As matérias primas são pré-misturadas em uma centrífuga. A elevada velocidade e os curtíssimos tempos de tratamento asseguram uma perfeita homogeneização, com a eliminação dos pontos brancos e dos estresses mecânicos ao produto. O vácuo total do misturador evita a oxidação dos pigmentos melhorando a cor, e bloqueia o desenvolvimento da flora bacteriana, assegurando a sanitária. As amplas dimensões dos cabeçotes consentem uma extrusão com velocidade e temperaturas tais que evitam os estresses mecânicos e térmicos no glúten. A ergonomia da máquina favorece todas as operações de uso e manutenção. A eliminação dos ângulo mortos facilita a limpeza.

  • ESTENDEDORA

    Os fios de macarrão na saída das trafilas são distribuídas sobre as varas. Seja nos modelos com espessura simples ou com espessura múltipla são adotados consentimentos que asseguram: correta distribuição dos fios de macarrão (e portanto maior uniformidade de tratamento); falta de estiramento no produto; considerável redução das sobras.

  • ENCARTAMENTO

    A tecnologia do Encartamento Mega Brasil, responsável pelo pré-aquecimento do produto baixando sua umidade até 12,5%, possibilita altas temperaturas em tempos muito curtos que assegura o bloqueio da atividade enzimática e do desenvolvimento da flora bacteriana. Se obtém assim a exaltação da cor e um melhoramento final do cozimento. Ultrapassar a marca dos 84ºC quando a umidade do produto está abaixo de 20% evita qualquer perigo de gelatinização dos amidos.

  • SECADOR CONTÍNUO

    A máquina é construída de três pisos separados por painéis térmicos criando ambientes de temperaturas diferenciados. Cada piso é composto de zonas de rigoroso controle termo-higrométrico. O desenvolvimento das condições de secagem são obtidas sem injeção de vapor. É construído em aço inox AISI 304, que garante as medidas sanitárias evitando qualquer contaminação provocada pela ferrugem ou outra. Os painéis podem ser completamente abertos e isso facilita a limpeza. As guarnições garantem máxima confiança.

  • REFRIGERADOR

    O uso de trocadores permite um ótimo controle termo-higrométrico, e um produto estabilizado, resfriado de maneira homogênea e pronto para o empacotamento. Contém um umidificador que a sua ação favorece uma redistribuição da umidade residual no interior da massa, eliminando as tensões residuais.

  • ACÚMULO

    Devido a estabilidade do produto na saída do resfriador, o acúmulo não necessita de algum condicionamento e resume a simples função de estocagem noturna de produto acabado para posterior embalagem. As fases de carregamento e descarregamento se desenvolvem com sequência lógica automática programável do operador.

  • SERRA DESFIADEIRA

    A massa é descarregada das varas, cortada no tamanho padrão da embalagem e preparada para o empacotamento. Os grupos de corte possuem uma velocidade ajustável e permitem o tratamento de qualquer formato. As sobras são recuperadas, trituradas e levadas ao início do processo.

  • TRANSPORTADOR GIRA-PASTA

    Tem como função o alinhamento do produto já cortado pela Serra Desfiadeira e pelo carregamento das canecas do Transportador Automático Alimentador da Empacotadeira.

  • TRANSPORTADOR AUTOMÁTICO ALIMENTADOR DA EMPACOTADEIRA

    É responsável pelo transporte do produto provindos do Gira-Pasta até as empacotadeiras.

  • EMPACOTADEIRA MEGAPAC

    Responsável por pesar, embalar e datar a embalagem do produto.